Strogonoff de Filé Mignon

O Strogonoff é um prato de origem russa que tornou-se popular no mundo inteiro. A receita é  rápida, fácil e vai muito bem com arroz branco e batata palha. Existem muitas formas de preparar o Strogonoff e hoje vamos ensinar mais uma.

Ingredientes( rende até 5 porções):

800g de filé mignon cortados em cubos;
2 colheres de sopa de farinha;
2 colheres de sopa de páprica doce;
1 colher de sopa de páprica picante;
1 lata de creme de leite sem soro;
150 ml de água quente;
2 cebolas picadas;
4 dentes de alho bem picados;
50g de manteiga;
3 colheres de sopa de molho Inglês;
3 colheres de sopa de azeite;
300 a 400 ml de Ketchup (se quiser mais ou menos vermelho);
200g de Cogumelo Paris fatiado( fresco ou conserva);
1 dose de Vodka ou Whisky;
1 colher de sopa de mostarda amarela;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Dica: Evite cortar o filé mignon em pedaços muito pequenos pois a carne fica dura e muito seca (perde o “suco”). Os cubos podem ser m pouco maores e mais grossinhos.

Modo de Preparo:

Tempere o filé com sal e pimenta do reino a gosto, acrescente a farinha, a páprica (doce e picante), misture tudo e reserve.
Em uma panela grande, coloque a manteiga, o azeite, a cebola e o alho. Deixe fritar até a cebola ficar transparente.  Acrescente a carne e dê uma “selada” nela, ou seja, nesse momento ela vai ficar frita por fora mas crua por dentro (isso vai fazer com que ela não perca o suco). Adicione a bebida (Vodka ou Whisky) e frite junto com a carne.
Assim que ela estiver frita (esse processo não deve demorar mais que dois minutos para essa quantidade de carne), adicione a água quente e o molho Inglês. Deixe cozinhar sem tampa até atingir o ponto desejado (mais ou menos passada). Não se esqueça de mexer sempre para soltar a crosta que ficou no fundo da panela.
Quando o filé atingir o ponto desejado, abaixe o fogo e acrescente o Ketchup, a mostarda, o creme de leite e o cogumelo . Misture tudo e sirva!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *