Sopa de cebola e alho porró no pão italiano

Ingredientes para sopa (para 2 pessoas):
2 cebolas médias cortadas em fatias finas
3 colheres de sopa de bacon cortado em cubinhos
1 alho porró cortado em rodelas(somente a parte branca)
2/3 xícara de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
300ml de caldo de frango
1 colher de sopa de farinha de trigo
70g de queijo gruyere ralado
2 pães italianos

Modo de Preparo:
Em uma panela, dourar o bacon e quando estiver crocante, colocar a manteiga com a cebola e o alho porró. Quando a cebola estiver transparente, já dourada, colocar a farinha e em seguida o vinho. Misturar bem e em seguida acrescentar o caldo. Continuar mexendo até que fique na consistência de creme. Desligar o fogo e  colocar dentro dos pães italianos (retirar o miolo para que a sopa vá no meio). Cobrir com queijo gruyere ralado e levar ao forno para gratinar.

Caso você prefira fazer o pão italiano em casa ao invés de comprar, segue a receita abaixo:

Ingredientes (rende 8 pães médios)

Massa

14 g de fermento biológico seco
600 ml de água morna (45 graus C)
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
875 g de farinha de trigo

Para polvilhar

1 colher (sopa) de fubá grosso para polvilhar a assadeira
1 clara de ovo
1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

Preparo:30mins  ›  Cozimento: 30mins  ›  Tempo adicional:1hora15mins descansando  ›  Pronto em:2horas15mins

Em uma tigela grande, dissolva o fermento na água morna. Deixe repousar até ficar cremoso, cerca de 10 minutos. Adicione o sal, óleo e metade da farinha na mistura de fermento, bata bem. Misture a farinha restante, 50 g de cada vez, batendo bem com uma batedeira em velocidade média após cada adição.

Quando a massa tiver se formado, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e sove até ficar lisa e elástica, cerca de 6 minutos. Unte levemente com óleo uma tigela grande, coloque a massa na tigela e vire para cobrir com óleo. Cubra com um pano úmido e deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume, cerca de 40 minutos.

Soque a massa com o punho e divida em 8 porções iguais. Forme cada um em uma bola de 10cm. Coloque os pães em assadeiras levemente untadas e polvilhados como fubá grosso. Cubra e deixe crescer em local aquecido, livre de correntes de ar, até dobrar de volume, cerca de 35 minutos.

Pré aqueça o forno a 200ºC. Em uma tigela pequena, bata as claras com 1 colher de sopa de água; pincele os pães com metade da clara.
Asse no forno pré aquecido por 15 minutos. Pincele com a restante mistura de ovo e asse de 10 a 15 minutos ou até dourar. Esfrie sobre uma grade.
Para fazer tigelas: Corte uma tampa de cima de cada pão, retire o miolo, deixando 2 centímetros de bordas. Preencha com sopa quente e sirva imediatamente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *