Salada de Farro (Spelta)

Ingredientes:

  • 400 g farro
  • 3 abobrinhas amarelas, cortadas ao meio longitudinalmente e sem sementes (pode substituir por pimentão amarelo)
  • 2 abobrinhas italianas verdes, cortadas ao meio longitudinalmente e sem sementes
  • 2 bulbos de funcho (erva doce), cortado em fatias grossas, reservar as ervas do topo
  • 1 cebola roxa, descascada e cortada em fatias
  • 2 pimentões vermelhos, cortados ao meio, sem sementes e cortado em quadrado
  •  2 beringelas, cortadas em pedaços
  • 4 dentes de alho
  •  azeite de oliva extra virgem
  •  sal
  • pimenta do reino moída
  •  vinagre de vinho branco
  •    Um bom punhado de ervas frescas (salsinha, manjericão, hortelã, orégano)
  • suco de 1  limão espremido

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 º C.

Mergulhe o trigo farro  em água fria por 20 minutos, depois escorra.

Corte as abobrinhas em pedaços parecidos com meia-lua e coloque-as em uma assadeira grande. Adicione os restantes dos legumes e os dentes de alho  inteiros e regue com um bom azeite de oliva. Tempere com pimenta do reino e uma pitada de sal. Tente espalhar os legumes em apenas uma camada, pois assim  eles vão assar melhor  (use duas bandejas se você preferir). Asse no forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos, retirando as bandejas e, cuidadosamente, sacudindo-os de vez em quando, até que os legumes fiquem cozidos e crocante nas bordas.

Polvilhe um pouco de vinagre sobre os legumes, assim que sair do forno e deixe esfriar. Quando os legumes esfriarem, adicione as ervas frescas e pique os finamente.

Coloque o farro ou trigo búlgaro em uma panela grande, cubra com água fria e deixe ferver. Cozinhe por 20 minutos, ou até ficar macio e escorra bem. Regue o  com azeite e o suco de limão, tempere com sal e pimenta, e misture com os legumes da assadeira. Pique bem os topos do funcho reservadas e salpique por cima e sirva.

fonte: http://www.jamieoliver.com

One thought on “Salada de Farro (Spelta)”

  1. Maravilha essa salada. Preparei uma parecida acrescentando quinôa, damascos e tâmaras secos, além de alho porró e alcachofras baby.

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