Panna Cotta com creme de limão siciliano

A Panna cotta (em italiano significa literalmente “nata cozida”) é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.
É uma sobremesa muito saborosa e de incontáveis variedades. Semelhante e de mesma base que os pudins e sobremesas como manjar branco.

fonte:gastrolandia

Ingredientes:

Para a panna cotta (primeira camada)
1 pacote de gelatina sem sabor
60 ml de leite frio
400 ml de creme de leite fresco
60 gramas de açúcar
½ colher de sobremesa de baunilha ou 1 ½ colher de essência de baunilha

Para o creme de limão (segunda camada)
suco e raspas das cascas de três limões sicilianos
2 gemas e 2 ovos inteiros
1 colher de sopa de Maizena
150 gramas de açúcar
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Como fazer
Primeira camada
Em uma vasilha pequena, coloque o leite frio e a gelatina. Misture e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, misture o creme de leite e o açúcar em uma panela em banho-maria até que o açúcar derreta. Quando o creme estiver bem quente, remova a panela e misture a gelatina e a baunilha. Mexa até que a gelatina se dissolva completamente. Coloque uma camada do creme nos dois ou três copinhos e leve-os à geladeira por duas horas.

Segunda camada
Misture todos os ingredientes, menos o azeite, em uma panela em banho-maria. Mexa constantemente em fogo baixo até que ferva. Cozinhe por dois minutos e coe a mistura. Leve de novo ao fogo até que ferva, adicione o azeite e retire do calor. Mexa e coloque uma camada em cada copinho, por cima da panna cotta. Leve a geladeira por uma hora. Sirva gelado.

fonte: gastrolandia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *