Tipos de tomates

 

  1. Carmen: Ele é muito utilizado em saladas, ele tem longa durabilidade e é facilmente encontrado nos mercados. Ele possui coloração vermelho/amarelada e os frutos são firmes, redondo/achatados e pesam de 150g a 250g.
  2. Débora: Esse tomate é muito indicado para molhos e  tomates secos, ele possui uma consistência firme e tem longa durabilidade, seu peso varia de 120g a 200g.
  3. Momotaro: Ele tem origem japonesa, é ótimo para consumo cru e ele possui coloração rosada, tem leve sabor adocicado e é um pouco mole. Ele é considerado gourmet e sua produção é limitada e por isso possui preço  elevado.
  4. Caqui: Ótimo para saladas e sanduíches, é conhecido por um ter sabor forte e coloração bem avermelhada, eles são moles e podem pesar até 500g
  5. Holandês: geralmente ele é vendido em cachos, é redondo/achatado na parte superior e inferior, de cor vermelha ou alaranjada se estiverem verdes é sinal que estão frescos. É ótimo para consumir quente ou frio.
  6. Italiano: Super indicado para molhos quando maduros, mas são ótimos também para o consumo do fruto cru ou preparar tomate seco, bem diferente dos outros ele é longo e seu comprimento pode chegar a 10cm.
  7. Sweetgrape: Ele é sempre confundido com o cereja, mas é uma variação, essa especie ainda é nova no mercado brasileiro, possui sabor adocicado, é um pouco caro e pode ser consumido sozinho ou em saladas.
  8. Cereja: Pesando apenas 12g, possui sabor bem adocicado é mais utilizado em saladas e aperitivos e pode ser consumido sem nenhum tempero.

Fonte e Fotos: Revistacasaejardim

Biomassa de Banana Verde

fonte da imagem:dietetica.com

Fonte da imagem:dietetica.com

Ingredientes:

5-8 bananas nanicas verdes com casca

Modo de preparo:

  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Lave as bananas com água e sabão.
  3. Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver.
  4. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca. Água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”.
  5. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão.
  6. Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
  7. Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente.
  8. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente, e vá colocando num processador ou liquidificador. A banana não pode esfriar. As bananas irão virão uma massa bem espessa, a biomassa.
  9. Coloque em porções individuais e congele.
  10. Para usar a biomassa depois de congelada é só descongelar as porções em temperatura ambiente e levá-las ao fogo com um pouco de água, mexendo, até que ela se desmanche totalmente. Quanto mais no fogo, mais grossa. Para deixar lisinha novamente a biomassa deverá ser batida no liquidificador enquanto quente.

Dicas sobre fermento

Como saber se o fermento em pó que eu tenho em casa ainda está bom para o uso?

Para saber se o  fermento que você tem em casa ainda está ativo é bem fácil,  basta fazer um teste rápido: coloque uma pitada em 1/2 copo de água morna, se borbulhar, use o ingrediente sem medo, caso contrário descarte-o e compre um novo.

Como saber se o fermento fresco que eu tenho na geladeira ainda pode ser usado ?

A maneira mais fácil nesse caso é fazer o teste do tato: aperte-o se ele esfarelar é porque ainda está bom, no entanto, se você o apertar e ele grudar e formar algo parecido com uma massinha de modelar, pode jogar fora.

O que posso usar como substituto do fermento em pó?

Algumas pessoas estão evitando usar o fermento químico industrializado em suas receitas, pois , além do fermento, os fermentos industrializados  contém alumínio, um metal capaz de causar muitos danos no nosso organismo. Nesse caso a receita abaixo é um ótima saída:

Ingredientes (faz uma colher de chá):

• 1/2 colher de chá de cremor tártaro ,
• 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
• 1/4 de colher de chá de amido de milho

Modo de preparo:

Misture tudo e pode usar!

Você pode preparar uma quantidade maior e acondicionar num recipiente de vidro com tampa hermética – deixa ainda mais prático!

 

Purê de mandioca com chá de camomila

fontefoto:http://comida.ig.com.br/
fontefoto:http://comida.ig.com.br/

 

Ingredientes:

800 gr de mandioca amarela cozida e passada no espremedor

2 saquinhos de chá de camomila (1 1/2 xícara)

2 dentes de alho cortados em lâminas

1 colher (sopa) de manteiga

200 g de mussarela

2 ovos

½ xícara de leite

Sal e coentro a gosto

 

Modo de Preparo:

Refogue o alho na manteiga. Quando estiver começando a dourar, coloque a mandioca e o leite. Misture bem. Acrescente os ovos e o chá de camomila, mexendo sempre. Acerte o sal e  por fim, coloque os coentros picados.

Em uma forma refratária coloque a metade do purê, e por cima a mussarela. Leve ao forno médio por 25 minutos . Sirva quente.

Dica:  essa receita pode ser um excelente acompanhamento para pratos com peixe grelhado.


Risoto com Pêra e Queijo de Cabra

fonte: http://lovinglifestyle.blogspot.com

 

Ingredientes:

3 pêras grandes, firmes  e maduras

125 ml de vinho branco seco

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola picada

350 gr de arroz carnaroli ou arbóreo

750 ml de caldo fervente de legumes

sal e pimenta do reino moída na hora

250 g de queijo de cabra cremoso

2 colheres de sopa de gengibre cristalizado ou geléia de gengibre

 

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180 C. Divida uma pêra em quatro partes e retire o miolo. Corte em fatias bem finas e disponha sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 15-20 minutos, virando de vez em quando, até ficarem secas. Reserve.

Retire o miolo e pique o restante das pêras. Coloque o vinho em uma panela pequena e leve para ferver em fogo baixo por 10 minutos. Derreta a manteiga em um panela grande e refogue a cebola picada por 3-4 minutos, até ficarem transparentes. Junte o arroz e refogue por 2 minutos. Acrescente o vinho quente e deixe por 3 minutos até evaporar. Adicione 125 ml do caldo de legumes e cozinhe até ser absorvido. coloque as pêras picadas e misture bem. Despeje o restante do caldo aos poucos, 125 ml de cada vez, mexendo até que cada adição seja absorvida e o arroz fique macio, cerca de uns 17 minutos.

Tempere com sal e pimenta do reino. Misture o queijo de cabra e o gengibre, tampe e deixe descansar por 2 minutos. Decore com as fatias de pêras assadas.

Receita rende 4 porções

 

 

Strogonoff de Filé Mignon

O Strogonoff é um prato de origem russa que tornou-se popular no mundo inteiro. A receita é  rápida, fácil e vai muito bem com arroz branco e batata palha. Existem muitas formas de preparar o Strogonoff e hoje vamos ensinar mais uma.

Ingredientes( rende até 5 porções):

800g de filé mignon cortados em cubos;
2 colheres de sopa de farinha;
2 colheres de sopa de páprica doce;
1 colher de sopa de páprica picante;
1 lata de creme de leite sem soro;
150 ml de água quente;
2 cebolas picadas;
4 dentes de alho bem picados;
50g de manteiga;
3 colheres de sopa de molho Inglês;
3 colheres de sopa de azeite;
300 a 400 ml de Ketchup (se quiser mais ou menos vermelho);
200g de Cogumelo Paris fatiado( fresco ou conserva);
1 dose de Vodka ou Whisky;
1 colher de sopa de mostarda amarela;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Dica: Evite cortar o filé mignon em pedaços muito pequenos pois a carne fica dura e muito seca (perde o “suco”). Os cubos podem ser m pouco maores e mais grossinhos.

Modo de Preparo:

Tempere o filé com sal e pimenta do reino a gosto, acrescente a farinha, a páprica (doce e picante), misture tudo e reserve.
Em uma panela grande, coloque a manteiga, o azeite, a cebola e o alho. Deixe fritar até a cebola ficar transparente.  Acrescente a carne e dê uma “selada” nela, ou seja, nesse momento ela vai ficar frita por fora mas crua por dentro (isso vai fazer com que ela não perca o suco). Adicione a bebida (Vodka ou Whisky) e frite junto com a carne.
Assim que ela estiver frita (esse processo não deve demorar mais que dois minutos para essa quantidade de carne), adicione a água quente e o molho Inglês. Deixe cozinhar sem tampa até atingir o ponto desejado (mais ou menos passada). Não se esqueça de mexer sempre para soltar a crosta que ficou no fundo da panela.
Quando o filé atingir o ponto desejado, abaixe o fogo e acrescente o Ketchup, a mostarda, o creme de leite e o cogumelo . Misture tudo e sirva!

 

Receita para fazer com as crianças

Brigadeiro sem Fogão

Ingredientes:

• 1 lata de leite condensado
• 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 e 1/2 xícara de leite em pó (sem preparar, só o pó)
• Chocolate granulado para enfeitar
• Manteiga para untar as mãos

Modo de preparo:

Usando uma colher de pau, misture bem todos os ingredientes em uma tigela, até formar uma massa homogênea. Unte as mãos e faça os brigadeiros no tamanho que achar mais conveniente. Passar no chocolate granulado.

Essa receita rende aproximadamente 30 brigadeiros de 3 cm.


Enroladinho de Salsicha

Ingredientes:

• 10 salsichas
• 1 pacote de massa folhada laminada congelada
• 1 ovo batido
• Água

Modo de preparo:

Descongele a massa e faça dez triângulos de 4 x 8 cm com ela ainda gelada. Aqueça o forno em temperatura média. Enrole cada salsicha em um triângulo de massa. Para fechar, molhe com água a ponta da massa e aperte bem. Com uma colher ou um pincel, passe um pouquinho do ovo sobre cada enroladinho. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourarem.
 

 

 

 

 

Paleta de Cordeiro

Ingredientes:

Cordeiro:

  • 1 paleta de cordeiro (1,8 kg)
  • 1 colher (chá) de sal
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 1 cebola média cortada em cubos grandes
  • 2 talos de salsão cortados em cubos grandes
  • 1 cenoura cortada em cubos
  • 2 tomates inteiros cortados em cubos
  • 6 dentes de alho descascados e amassados, mas mantidos inteiros
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de tomilho
  • 4 folhas de louro
  • 200 ml de caldo de frango

 

Modo de Preparar:

  • Tempere a paleta com sal e pimenta, acrescente os demais ingredientes, exceto o caldo de frango, e deixe marinar por 12 horas na geladeira.
  • Forre uma assadeira com os vegetais da marinada, disponha o cordeiro e o caldo da marinada junto com o caldo de frango.
  • Leve ao forno alto para dourar, por aproximadamente 20 minutos.
  • Abaixe o fogo e, sem tocar a carne, cubra-a com papel alumínio e deixe assar por 6 horas ou até a carne ficar úmida e macia.
  • Deixe a paleta esfriar, retire o osso.
  • Numa panela, cozinhe o osso com os legumes e o molho do assado.
  • Reduza pela metade, coe e leve à geladeira.
  • Depois de 3 horas, retire a parte amarela que ficou na superfície.
  • Reserve esse molho.
  • Reaqueça na hora de servir o molho e a paleta.

Palmito de Pupunha Assado


Ingredientes:
– 1 palmito pupunha cortado pela metade
– 10ml de azeite extra virgem
– 4 pinhões tostados na frigideira e cortado em cubinhos OU 1 colher de sopa de pinoli
– 1 pitada de sal e ervas finas a gosto

Modo de preparo: forre uma assadeira grande com papel alumínio e coloque as duas metades do palmito, regue com  azeite extra virgem e salpique sal e ervas finas a gosto.  Deixe assar por uns 30 minutos a uma temperatura de 180 graus. Desligue o forno e e reserve o palmito. (Se preferir, após assa-lo você pode grelha-lo um pouco para ficar parecido com a foto ) .

Coloque o Palmito em uma travessa bem bonita, regue com um pouco mais de azeite e finalize com os Pinoles.

Dica: Você pode substituir as ervas finas por  outro tempero se preferir ( ervas de Provance, estragão, tomilho ou alecrim. Experimente também substituir o azeite extra virgem por um azeite trufado ( nesse caso dispensas-se as ervas para não haver conflito de sabores)

Batata Souflé

Ingredientes

1/2 kg de batata (de preferência batata Asterix)
2 litros de óleo, o suficiente para fritar as batatas (elas precisam “flutuar”)
Sal a gosto

Preparo

Descasque as batatas e corte-as em fatias de dois milímetros. Seque-as com papel absorvente e reserve.

Em uma panela, esquente metade da quantidade de óleo.
Reserve o restante em outra e deixe frio.
Coloque as batatas fatiadas no óleo morno de sete a dez minutos, girando-as (esse é o segredinho que fará com que elas inflem), até elas começarem a subir e inchar.
Em seguida, tire e coloque no óleo mais quente até as batatas ficarem coradas. Retire do óleo, seque novamente em papel absorvente e coloque na geladeira. Na hora de servir, coloque novamente no óleo bem quente, até as batatas ficarem crocantes. Retire, tempere com sal a gosto e sirva.
dica: no youtube passo a passo dessa receita: http://www.youtube.com/watch?v=IM-BDfKHfaI