Fettucine Alfredo

 

Fettuccine Alfredo

(para 3pessoas)

Ingredientes:

  • 350gramas de massa tipo fettuccine (fresca ou grano duro)
  • 1 1/2 xícara (chá) bem cheia de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) 200 gramas de queijo grana padano ou parmigiano reggiano de preferencia ralados na hora
  • 1 pitada de noz moscada ralada
  • sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparar:


Macarrão
Encha uma panela com água e leve ao fogo. Para salgá-la, calcule 10 gramas de sal para cada 1 litro. Quando levantar fervura, junte o fettuccine e deixe cozinhar durante 2 minutos. Reserve um pouco da água do cozimento.

Molho
Em uma panela, no fogo baixo; coloque a manteiga, metade do queijo ralado e o creme de leite fresco e mexa bem até obter uma pasta cremosa e fluida.Em seguida adicione ao molho  a noz moscada e ajuste o sal. Disponha o macarrão por cima do molho obtido e polvilhe o restante do queijo. Misture imediatamente com a ajuda de um garfo e uma colher, fazendo o movimento de baixo para cima. Se a mistura estiver muito espessa, acrescente um pouco do caldo do cozimento do macarrão. Sirva em seguida.

Dica : o queijo derrete entre 75º C e 85 °C. Tome cuidado para não ultrapassar essa média. Se o calor for muito intenso, os elementos proteicos se separarão da gordura, causando o efeito de “chiclete”. Caso a temperatura não atinja o mínimo, o resultado será igualmente indesejável: a mistura não fica cremosa. O grau de dificuldade desta preparação consiste justamente em manter a temperatura adequada.

fonte:vejasp e figosefunghis